Alguns homens acreditam que não precisam de tantos cuidados com a higiene do pênis. Acreditam que como o órgão genital é externo, está tudo certo. Ledo engano.
A falta de higiene pode levar à muitos problemas, inclusive a amputação do membro.
Ui! Doeu na alma?
Então continue lendo o artigo para ficar por dentro de 7 cuidados que todo homem deve ter com a higiene do pênis. Confira:
Higiene do pênis: 7 cuidados que todo homem deve ter
Esse artigo é ideal para que os homens repensem sobre a forma como têm tratado o parceiro de todas as horas. Faça um checklist enviado pelo urologista Alexandre Sávio ao Movimento Íntimo Feminino.
...
E para você que tem um parceiro: está na hora de conferir se o seu “mozão” faz a higiene do pênis corretamente.
1- Higiene do pênis: ele lava as mãos antes de tocar em seu pênis?
Se a resposta for não, está errado. É importante lembrar que as mãos são fortes vetores de transmissão de bactérias e fungos para a região genital e isso pode ser arriscado.
Sendo assim, a mucosa da pele dessa região é delicada e sensível à contaminação desses microorganismos.
2-Higiene do pênis: ele balança o pênis depois de urinar?
Assim como as mulheres secam a região íntima depois que fazem xixi, os homens deveriam fazer o mesmo. Dessa forma, eles evitariam os resíduos de urina umedecendo a cueca.
Ou seja, a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, é preciso entender que a urina é rica em amônia.
Lembre-se que este é um meio de cultura favorável aos germes, o que facilita as inflamações e infecções locais.
Portanto, ao urinar, peça para ele enxugar o pênis.
3-Higiene do pênis: ele deixa resíduos de sêmen e de lubrificantes sexuais no pênis?
Não pode! Sêmen e lubrificantes sexuais podem irritar o pênis.
Por isso, no banho, ele deve puxar ao máximo o prepúcio, aquela pele que recobre a cabeça do pênis e deixar a glande totalmente acessível para a limpeza.
Dessa maneira, com água e sabão, lave-a até que toda a secreção acumulada vá para o ralo.
Essa secreção leva o nome de esmegma, formado por pele descamada e secreções produzidas pelas glândulas do pênis. Como o pênis tem dobras e excesso de pele, esses são locais de fácil acúmulo dessa massa branca.
Feito isso, basta concluir o banho, com higienização de toda a região genital e anal.
4- Higiene do pênis: com que tipo de sabonete ele deve lavar seu “amigão”?
O tipo de sabonete não importa, valem os comuns, os antissépticos ou os íntimos. Só não negligencie a higiene do pênis.
5-Higiene do pênis: quais os cuidados que ele deve ter com as cuecas?
As cuecas devem ser bem lavadas e, de preferência, secas ao sol. Quando elas são acumuladas em cesto de roupas sujas, rapidamente acontece a proliferação de bactérias. Dessa forma, há riscos de contaminação do restante das roupas.
O ideal é que as cuecas sejam lavadas diariamente. Por isso, é sempre bom lembrar que as cuecas devem ser trocadas todos os dias. Além disso, elas não podem ser apertadas, pois isso comprometeria a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos.
O escroto deve estar confortável e ventilado. As cuecas ideais são as de tecido de algodão e do tipo boxer. Cuecas de nylon não absorvem com eficiência a transpiração.
Sendo assim, diga a ele que essa região não deve permanecer úmida.
6-Higiene do pênis: o que fazer após as relações sexuais?
Os homens deveriam oferecer sempre um abraço acolhedor depois de fazer amor, não é mesmo?
Mas além disso, um pouco depois, é preciso higienizar os genitais da forma correta. Saiba que você também deve fazer o mesmo, além de fazer xixi.
Isso pois o muco da lubrificação natural da mulher, ao se juntar com a secreção do esperma, forma um meio ideal de cultura para bactérias e fungos.
7- Higiene do pênis: os homens podem depilar totalmente os pelos pubianos?
Eles devem apenas apará-los. A depilação em si, pode levar à foliculite local e irritar a região. A base do pelo é importante para proteção e resfriamento da pele.
E para completar a higiene do pênis
Infelizmente, nossa cultura ainda é bem machista. Muitos homens ainda pensam que cuidar da saúde é “frescura”, mas certamente não é. Principalmente para aqueles que possuem um prepúcio maior.
Assim sendo, a boa higiene do pênis deve ser uma prática constante.
O ideal é fazer como os judeus, que são circuncidados depois de alguns dias de nascidos. Isso evitaria o acúmulo de esmegma. Além disso, a cirurgia de fimose pode ser a opção para quem tem muita pele na região. Isso facilita demais a higiene do pênis.
Entretanto, boa parte dos homens passa por toda a vida com o prepúcio encobrindo a glande. Para esses, o uso de água e sabão 3 vezes ao dia são suficientes para manter o pênis limpo e saudável.
Riscos para a parceira
Talvez os homens não saibam, mas o pênis mal higienizado pode adoecer a parceira. Assim, o homem pode ser portador anônimo de doenças transmissíveis.
Infelizmente, muitas dessas doenças não apresentam sintomas masculinos. Por isso, a importância de exames urológicos de rotina para evitar diagnósticos indesejáveis.
Os consultórios de ginecologistas e urologistas estão repletos de mulheres com infecções genitais, provenientes dos parceiros de cama.
Por exemplo, algumas das doenças causadas por pênis mal lavados são Candidíase e HPV (doença que leva ao câncer de útero).
Coceira, ardor ou mesmo dor na glande, assim como secreções com presença de pus, podem ser sinais de problemas. Procure um Urologista para exames de rotina e peça que o mozão se mantenha informado sobre sua saúde peniana. Isso é importante.
Esse artigo foi útil para você?
Aproveite para compartilhá-lo e ajudar mais homens a cuidar de si mesmos e também de nós, mulheres, que somos diretamente afetadas pela falta de higiene.